Detalhes que Fazem toda a Diferença
- Mingo
- 16 de abr. de 2019
- 3 min de leitura
É com a repetição que aprendemos e internalizamos as coisas.
Por isso eu gosto sempre de lembrar e não canso de repetir, que "São os detalhes que fazem toda a diferença."

A marca de óculos nórdica, Oogmerk faz uma campanha publicitária em tom de brincadeira e sugere como podemos ter diferentes impressões de pessoas com a mesma roupa, porém com um detalhe: em uma ilustração o personagem está sem óculos e na seguinte com.
Na primeira imagem da esquerda para direita, a campanha sugere que poderia tratar-se de um motorista, mas adicionando o óculos o personagem poderia ser um professor. Na imagem central, a personagem poderia ser uma mulher "disponível" e já com o óculos ela poderia ser uma mulher "não disponível" e por fim, na imagem da direita, o personagem poderia ser um açougueiro com esta mancha vermelha na camiseta, porém ao adicionar o óculos, poderia se tornar um artista.
Claro que trata-se de uma brincadeira, apenas para ilustrar a vocês, exatamente o que falo no começo do meu post, sobre esta diferença que um detalhe pode causar na maneira que as pessoas enxergam e interpretam as coisas e como isso pode te favorecer ou prejudicar.
E, é justamente quando você pensa nesses detalhes, que começa a criar uma imagem consistente e passa a conectar-se com as pessoas que o observam.
Você pode ser uma pessoa que gosta de sapatos ou gravatas e ou tem uma coleção de bolsas, que sabe usar e combinar os detalhes com maestria, valorizando não só a peça, mas sua imagem como um todo, criando composições em harmonia, mantendo os itens sempre bem conservados, limpos, etc.
Passando a mensagem para as pessoas sobre o seu apreço por determinado item, seu cuidado e por consequência o seu valor aos detalhes.
Se o seu trabalho envolve a venda de um produto de qualidade superior ou oferece serviços diferenciados e quer dar ênfase a características como: excelência, maestria e qualidade, este é mais um motivo para que você pense e se dedique aos detalhes.
Para trabalhar nos seus detalhes o que você precisa ter em mente:
- Não é necessário ter dinheiro, apenas um olhar apurado, ou bom gosto.
Suas peças podem vir de uma loja de departamentos, de uma grife cara ou da antiga coleção da sua família. O que importa é a maneira como você a usa.
- Saiba e defina qual é o seu estilo; Usar cada dia um acessório com um estilo completamente diferente acaba gerando imagens desconexas e criando confusão para quem as vê.
- É preciso também que você se lembre com quem você quer falar e qual é a imagem que você quer passar. Isso pode te ajudar muito na escolha dos seus detalhes.
- Seja sempre você, não tente simular ou criar uma aparência de algo que você não é, a menos que você trabalhe com personagens ou teatro, vender o que não é verdade pode ser um verdadeiro tiro no pé.
Ao invés de criar imagens positivas, você pode acabar gerando imagens negativas, falsas e se passar até por uma pessoa manipuladora.
Vale lembrar que trabalhar para mudar uma impressão negativa requer muito mais tempo do que criar uma imagem positiva. E se algo sair errado, não tem problema, peça desculpas, fale a verdade e explique que esta não costuma ser sua aparência habitual.
Espero que tenha ajudado e na hora de pensar em suas combinações, lembre-se disso:

"Pequenos detalhes geram grandes impressões."
Comments